Projeto de Arquitetura Comercial e Industrial
Mostrar Mais

O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto. O projeto arquitetônico é essencial para que a obra saia como planejada. É constituído de:

 

Levamento de dados: 

Na etapa de levantamento de dados, devem ser cadastrados e analisados dados para a concepção posterior do projeto. Será feito registros de vistorias no local da futura edificação, incluindo dados pertinentes para pesquisa, como a legislação específica (Leis municipais, uso do solo, coeficiente de construção, taxa de ocupação, etc.), análise para verificação de existência de serviços públicos (água potável, esgotos sanitários, escoamento de águas pluviais, iluminação pública, etc.), orientação norte-sul, direção e sentido dos ventos predominantes, dentre outras informações relevantes.

 

Programa de necessidades: 

O Programa de Necessidades são informações necessárias à concepção arquitetônica da edificação dos ambientes, com distinção entre os ambientes a construir, ampliar, a reduzir e a recuperar, características, exigências, número, idade e permanência dos usuários, em casa ambiente. Contém também características funcionais ou das atividades de cada ambiente, além de dimensões, características e serviços dos equipamentos e mobiliário, exigências ambientais, níveis de desempenho e instalações especiais.

Serão feitos desenhos (organogramas funcionais e esquemas básicos), memorial de recomendações gerais e planilha contendo relação ambientes/usuários/atividades/equipamentos/mobiliário, incluindo características, exigências, dimensões e quantidades.

 

Estudo preliminar: 

De acordo com as análises das etapas passadas, neste ítem são desenvolvidos estudos sucintos para a caracterização geral da concepção adotada, incluindo indicações das funções, dos usos, das formas, das dimensões, das localizações dos ambientes da edificação, bem como de quaisquer exigências prescritas ou de desempenho. Além disso, estarão presentes desenvolvimento e escolha dos elementos construtivos e seus elementos principais, tecnologias recomendadas e soluções gerais e especiais com suas vantagens e desvantagens.

 

Anteprojeto de Arquitetura:

Informações técnicas a produzir: informações técnicas relativas à edificação (ambientes interiores e exteriores), a todos os elementos da edificação e a seus componentes construtivos considerados relevantes.

 

Projeto Legal de Arquitetura: 

Informações necessárias e suficientes ao atendimento das exigências legais para os procedimentos de análise e de aprovação do projeto legal e da construção, incluindo os órgãos públicos e as companhias concessionárias de serviços públicos, como departamento de obras e de urbanismo municipais, conselho dos patrimônios artísticos e históricos municipais e estaduais, autoridades estaduais e federais para a proteção dos mananciais e do meio ambiente, Departamento de Aeronáutica Civil.

 

Projeto Executivo de Arquitetura:

O produto final é relativo à edificação (ambientes externos e internos) e a todos os elementos da edificação, seus componentes construtivos e materiais de construção. As exigências de detalhamento devem depender da complexidade funcional ou formal da edificação.

 

Ruber Paulo Projetos e Construções CNPJ n. 22.908.619/0001-31

Telefone: (62) 3203-7090

Email: projetos@ruberpaulo.com / adm@ruberpaulo.com / engenharia@ruberpaulo.com

Volkswagen

Elaboração de estudo para projeto de arquitetura do C.T. da Volkswagen. Goiânia, Goiás.